Publicado em 18/09/2019
O agendamento é feito sempre no horário da manhã, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os feriados, das 8h às 12h.
Tem sido frequente o número de trabalhadores que procuram o sindicato em busca de informações sobre o cálculo de verbas rescisórias somente depois de já ter assinado a rescisão do contrato de trabalho. Há casos em que, sem qualquer orientação, trabalhadores assinam o desligamento da empresa sem nem mesmo terem conhecimento dos cálculos ou comprovação de depósitos do FGTS.
Para evitar essa infeliz realidade, o Sindicato os Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) tem orientado que os comerciários optem pela homologação no sindicato. "Quando a homologação é feita na própria empresa a chance do comerciário ser pressionado ou, por desinformação, concordar com termos que lhe prejudiquem é grande. Já encontramos casos de trabalhadores que sequer tinham o FGTS depositado e a situação só foi resolvida mediante a ação do sindicato", conta a presidente Dilma Gomes.
A homologação feita no sindicato protege o trabalhador e garante que nenhum direito deixe de ser cumprido, já que são conferidos os cálculos de todas as verbas rescisórias devidas pelo patrão ao empregado, corrigindo qualquer contradição.
Homologação – O agendamento é feito sempre no horário da manhã, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os feriados, das 8h às 12h. A solicitação deve ser feita presencialmente ou via e-mail: homologacao@sintcopepetrolina.org.br. Já as homologações estão ocorrendo no horário da tarde, de segunda a sexta feira, excluindo-se os feriados, das 14h às 18h.