Publicado em 28/06/2017
Além do tradicional milho assado, pamonha, pipoca, canjica e milho cozido, são várias as receitas em que o milho é o ingrediente principal
O milho é um cereal que foi alimento básico de várias civilizações importantes ao longo dos séculos, como os Olmecas, Maias, Astecas e Incas, e está presente na culinária brasileira desde mesmo antes do descobrimento do Brasil em 1500, onde era consumido pelos índios.
Além do tradicional milho assado, pamonha, pipoca, canjica e milho cozido, são várias as receitas em que o milho é o ingrediente principal. Torta de milho verde, Sopa cremosa de milho verde, pamonha salgada, pudim de milho verde e croquete de milho são algumas das delícias feitas a base do milho.
Mas será que o milho traz benefícios a nossa saúde? Segundo o Nutricionista e Mestre em Ciência e Tecnologia de alimentos, Rodrigo Dutra, o milho é super importante e traz benefícios à saúde, principalmente em sem tratando de fibra. Sua casca tem muita fibra, é uma fonte de carboidrato rápido e de fácil digestão, e sua casca é uma fibra insolúvel, que vai aumentar o bolo fecal, completou Dutra.
Segundo Rodrigo Dutra, o milho também contêm vitamina A e Luteína, que ajuda a proteger a visão.
Mas, de acordo com o nutricionista, apesar dos vários benefícios que o milho oferece, ele não pode ser considerado um alimento super poderoso não. Os malefícios ocorrem no consumo exagerado afirmou Rodrigo.
O milho é um carboidrato simples, então esse carboidrato simples após o refinamento - que é o processamento pra fazer a canjica, pamonha e outras comidas, se torna mais simples ainda, de fácil absorção, por isso geralmente os diabéticos não podem consumir alimentos ricos em milho, pois faz com que o açúcar entre rápido no sangue, e quando consumido em excesso esse carboidrato é acumulado em forma de gordura e você ganha peso, concluiu.
De acordo com os dados da Companhia Nacional de abastecimento (Conab), a primeira safra (safra de verão) 2016/17 de milho teve a produção estimada em 30,31 milhões de toneladas. (Fonte: LeiaJá)